Cidade: CURITIBA

COMO SURGIU:

A dupla sertaneja Willian e Renan surgiu na cidade de Curitiba/PR, originalmente no ano de 1986, e trás em sua bagagem musical a experiência de mais de três décadas em festivais de musicas com interpretes e composições próprias, colecionando mais de 600 premiações e homenagens por todo o Brasil. A dupla Willian e Renan trabalha com uma equipe de apoio de primeira linha, e com um repertório musical atualizado. Esses ’’Operários da música” como gostam de ser chamados, conquistam a cada dia um público cada vez maior e fiel.

 

TRAJETÓRIA:

O PRIMEIRO CD intitulado ¨Realidade¨, vendeu 12 mil cópias num projeto pelo qual a dupla acompanhada por sua equipe, visitavam os bairros de Curitiba e região, passando de casa em casa vendendo seus CD’S. Foi a partir de então que a dupla conquistou espaço nas emissoras de rádio de todo o estado, e expandindo aos poucos seu trabalho por todo o Brasil.

Na sequencia as músicas: ¨Bailão de rodeio¨, ¨Mais que uma amiga”, ¨Nada vai mudar o nosso amor” e ¨Toda mulher”, alcançaram o primeiro lugar nas rádios de todo o Brasil e também de Portugal.

Em 2004 a gravadora e produtora VC MUSIC – Valentina Caran, fez lançamento nacional do quarto CD da dupla, ¨Amor de praia¨ no Olympia em São Paulo com a casa lotada, neste evento a dupla foi convidada para participar da programação de shows em comemoração aos 50 anos de Barretos. Neste mesmo ano, a dupla fechou parceria para a venda virtual com a Som Livre, e distribuição nacional pela Sony Music, já em Portugal, a parceria foi com a gravadora Mundial.

Em 2006 a dupla foi convidada para comandar um programa em rede nacional pela TV Paraná Educativa. O programa ¨WILLIAN E RENAN – PAIXÃO DO BRASIL¨ atingiu o segundo lugar no ibope em Curitiba e região metropolitana, com média de 1 milhão de telespectadores e segundo lugar  em nível nacional das TVs Educativas. 

No ano seguinte em parceria da TV Educativa e Governo do Estado do Paraná, o programa passou a ser exibido pela Rede Mercosul/Record News Canal 21 e em rede nacional pelo canal 115 da SKY. Durante quatro anos consecutivos, o programa tornou-se referencia aos artistas de todo o Brasil. Ainda neste ano de 2007, foram gravadas as músicas ao vivo do quinto CD: ¨Não vou te excluir do meu orkut¨, (Willian e MaércioNavarro) ¨Pinga com limão¨ e ¨Trem bão¨ (Willian e Roberto de Paula), com a participação especial da dupla Teodoro e Sampaio, que fizeram com que a música tornasse uma das mais executadas em todo Brasil, encerrando o ano com mais de 100 shows em todo o território nacional.

Em 2011 a dupla concretizou o sonho da gravação de um CD e DVD especial em comemoração aos seus 26 anos de carreira. O projeto teve a colaboração de mais de 180 profissionais dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Paraná.

Em 2014 a dupla estreou o programa de rádio ¨Prosa e viola com Willian e Renan¨ para mais de 350 emissoras no Paraná, em parceria com a AERP -Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná. Até os dias de hoje o programa é reconhecido como referencia para divulgação da música popular brasileira, bem como dos seus compositores. Neste mesmo ano, a dupla lançou seu primeiro EP (Extended play) com os hits: ¨Então tome¨, ¨A copa do amor” e ¨Pirou geral¨. A musica ¨A copa do amor¨ os consagrou como dupla Oficial da copa do mundo de 2014 no Paraná, juntamente com a parceria da FIFA, RPC/TV Globo que foram responsáveis pelos sorteios da copa pelo qual foi realizado na Boca Maldita no centro de Curitiba, e o show da dupla foi a atração principal no Fifa FanFest na Pedreira Paulo Leminski em Curitiba/PR.

Para os anos de 2015 e 2016, a dupla foi prestigiada com o convite do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Ademar Traiano para comandar o programa ¨Política e Viola¨ na TV Assembleia, neste projeto, foram entrevistados os 54 deputados que contaram sua história de vida, e trajetória na política. Em 2015 a dupla Willian e Renan lançaram o novo sucesso ¨O bem e o mal”, de autoria de (Willian Santos e Silvio Ruann), em português e na versão espanhol, com sua primeira coletânea em CD e DVD com o título: ¨Top 20 Willian e Renan¨. Em 2017 será lançado o oitavo CD, e quarto DVD da dupla. Em 2016 o cantor Willian foi convidado pelo Governo do Estado do Paraná e pela Assembleia Legislativa do Paraná para uma parceria com a AMP – Associação dos Municípios do Paraná, para estrear em rede nacional e América Latina, pela TV É-Paraná (TV educativa do Paraná), o programa Prosa e Viola, com programação musical, e voltada ao agronegócio.

Atualmente com escritório e sede própria em Curitiba, desde 1996, a dupla vem crescendo, e atuando no ramo de shows business, produções musicais, e gerenciamento artísticopara todos os gêneros musicais.

 

PREMIAÇÕES:

Assembleia Legislativa do Paraná, Câmara de Vereadores de Curitiba, Governo do Paraná, e de toda a região Sul do Brasil. E inúmeras premiações pelo destaque artístico como cantores, apresentadores e trabalhos sociais junto as entidades sem fins lucrativos. Nos anos de 1995, 1996, 1998, 1999, 2004, 2006, 2013, 2014, 2015 e 2016, a dupla recebeu o ¨Troféu Imprensa Paranᨠna categoria Dupla do ano, melhor CD e melhor site.

 

PELO BRASIL:

2006 – São Paulo: Premio Brasil Musical (Circulo Militar de São Paulo)

2007–Rio de Janeiro: Prêmio Qualidade Brasil (American Express Convention)

2007 – São Paulo: Premio Qualidade Brasil (Circulo Militar de São Paulo)

2011 – Rio de Janeiro: Premio Qualidade Brasil (HSBC Arena)

2013 – São Paulo: Premio Qualidade Brasil (Clube Sírio Libanês)

2014 e 2015 – São Paulo: Premio Nacional Arte Qualidade Brasil (Clube Sírio Libanês)

Em 2008 o cantor Willian foi convidado pela comissão organizadora do Grammy Latino como membro votante efetivo da premiação.

 

RESPONSABILIDADE SOCIAL:

A dupla Willian e Renan participam de projetos sociais e eventos beneficentes das instituições:

- Asilo São Vicente de Paulo

- Instituto GRPCOM, Radio 98 FM, Jornal Gazeta do Povo, TV RPC/Globo

- LBV – Legião da Boa Vontade

- José de Paiva neto

- Pequeno Cotolengo

- Hospital HC

- Hospital do Câncer Erasto Gaertner

- FAS – Fundação de Ação Social

- Provopar do Paraná

- IPCC – Instituto Pró Cidadania de Curitiba

- Obra ¨Evangelizar é preciso¨ (Padre Reginaldo Manzotti)

E o projeto “Natal da solidariedade – Faça uma criança feliz¨. Trata-se de um evento social que completa 16 anos de parceria, com total apoio e exclusividade da dupla Willian e Renan, e visa levar um natal mais alegre as crianças Curitibanas. Já foram mais de 100 mil crianças atendidas por este projeto, onde através dos shows a dupla faz a arrecadação de brinquedos que são distribuídos as entidades cadastradas. 

 

 

DISCOGRAFIA:

CDS Lançados: Realidade/Eu você e a chuva/Nada vai mudar o nosso amor/Amor de praia/Não vou te excluir do meu Orkut/Amor de faculdade/Com todos menos comigo/ 26 anos – ao vivo EP 2014 e Coletânea Willian e Renan Top 20.  

 

DVD’s LANÇADOS:

- Vídeo release 2010, DVD 2012 maiores sucessos Willian e Renan e DVD 2013 Willian e Renan 26 anos.

 

COLETÂNEAS:

Entre as mais diversas coletâneas da dupla, destacam-se:

- Bailão de Rodeio/Coletânea Sertaneja/Pizeiro dos Mal-Akabados/Coletânea Radio Regional FM de Florianópolis-SC /Coletânea universitária 2010, 2011, 2012 e 2013/Coletânea Radio Rodeio – Curitiba-PR/Coletânea Radio Colina de Franca-SP.

 

ENCICLOPÉDIA DE MÚSICA RAIZ:

Pelos CD’S acústicos gravados que resgatam a musica de raiz, a dupla passa a constar nessa enciclopédia como uma referência. 

 

NA TV:

O programa ¨Prosa e Viola¨ apresentado pelo cantor Willian Renan, da dupla WILLIAN E RENAN, numa parceria com o Governo do Estado do Paraná, e a AMP – Associação dos Municípios do Paraná, agora apresentado pela rede nacional É – PARANÁ em canal aberto, e disponível pelo satélite Brasilsat C2 para mais de 24 milhões de parabólicas em todo o Brasil, e países da América do Sul e central, tendo a possibilidade de assistir o programa através do site ao vivo pela rede mundial de computadores.

 

NO RÁDIO:

O projeto ¨Prosa e Viola”, está há mais de 3 anos no ar acessível à 350 rádios no estado do Paraná. É uma parceria da dupla Willian e Renan com a AERP – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, com o intuito de promover e destacar o trabalho dos compositores brasileiros.